Parque Natural do Sudoeste Alentejano celebra 25 anos

Parque Natural do Sudoeste

A área protegida do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina celebra este domingo, 7, 25 anos, mas a associação Quercus alerta para o seu futuro “cada vez mais incerto”.
As “ameaças” à integridade do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSA) “continuam incontroláveis”, aponta a associação ambientalista, em comunicado enviado à Agência Lusa.
“A expansão imobiliária, a agricultura intensiva, as plantações com espécies de rápido crescimento e um turismo cada vez mais desregrado” são motivos de “preocupação” para esta organização, que teme a “degradação dos espaços naturais”.
Os ambientalistas entendem que deve ser praticada no PNSA uma economia assente numa “agricultura extensiva e biológica” e na “exploração da pesca sustentável”.
Os serviços turísticos, sejam de hotelaria, de restauração ou de animação, devem ser instalados em aglomerados populacionais já existentes, defende a associação, que critica, por isso, a “recente” aprovação de um empreendimento imobiliário de 55 hectares perto de Vila Nova de Milfontes, no concelho de Odemira.
Abrangendo os concelhos de Sines e Odemira, no Alentejo, e Aljezur e Vila do Bispo, no Algarve, o PNSA apresenta paisagens diversas, que incluem praias, falésias, dunas, arribas e zonas húmidas, entre outros valores naturais.
Esta área é protegida desde 7 de Julho de 1988, há 25 anos, tendo sido classificada como parque natural em Setembro de 1995.
Para assinalar o aniversário, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) preparou um programa de sete dias de actividades, que inclui passeios a pé, de bicicleta ou de barco, palestras, encontros e convívios.
Este domingo, 7, a Quercus apresenta publicamente, em Longueira-Almograve (Odemira), o projecto de conservação do cágado-de-carapaça-estriada, uma espécie que, segundo a associação, está em perigo de extinção.
Também nesse dia, realiza-se um convívio de pesca desportiva e um encontro de desenhadores em diários gráficos.
A cerimónia oficial de comemoração do 25º aniversário do PNSA acontece na terça-feira, 9, à tarde, no forte do Pessegueiro, em Porto Covo.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima