A Comissão de Agricultura e Pescas aprovou, no final da passada semana, por unanimidade, a constituição de um grupo de trabalho do setor vitivinícola, para fazer uma avaliação concreta da situação atual deste, assim como avaliar as medidas e ações existentes e propor medidas adicionais.
O grupo de trabalho, proposto pelo PS, irá funcionar durante um prazo mínimo de 120 dias e apresentar um relatório final sobre o setor vitivinícola.
“O vinho é dos produtos endógenos mais valiosos à escala nacional, por isso é fundamental controlar as importações com o objetivo de defender uma das principais marcas nacionais, que são os vinhos de Portugal”, observa Nélson Brito, deputado eleito por Beja e coordenador dos socialistas na Comissão de Agricultura e Pescas.
Através desta iniciativa, o PS “pretende efetuar uma radiografia do setor, ouvindo nos próximos meses os produtores e as organizações desta área de atividade, de forma que o Parlamento possa contribuir com propostas que reforcem a competitividade do setor vitivinícola português”, acrescenta.