Ovibeja 2012 abre portas para mostrar "todo o Alentejo deste mundo"

Ovibeja 2012 abre portas para mostrar "todo o Alentejo deste mundo"

O apelo a "+ Produção" agrícola marca a 29ª edição da Ovibeja, a maior feira agro-pecuária do sul do país, que esta sexta-feira, 27, abre as portas em Beja para mostrar "todo o Alentejo deste mundo".
Apesar de abrir às 11h00, a sessão solene de abertura da feira, organizada pela ACOS – Agricultores do Sul, está marcada para as 15h00 e será presidida pelo secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, o bejense Carlos Moedas.
A Ovibeja, que decorre até terça-feira, 1 de Maio, no Parque de Feiras e Exposições de Beja, tem "todos os espaços esgotados", adiantou à Lusa Castro e Brito, presidente da ACOS.
"A crise nunca afetou a Ovibeja, nem afectará" a 29ª edição, frisou o responsável, referindo que este ano há "mais expositores" do que em 2011 e a organização espera "mais visitantes", porque "investiu mais no programa cultural".
O tema da Ovibeja deste ano, "+ Produção", é "sem dúvida" um apelo para os agricultores produzirem mais e "para que o Estado cumpra o que prometeu: finalizar o regadio de Alqueva", porque no Alentejo "precisa-se de água para produzir mais", disse.
Entre as "novidades" deste ano, a Ovibeja apresenta a exposição interactiva "Vinhos e Azeites", a iniciativa "Fé nos Burros", com actividades e debates sobre a importância da preservação e o uso da espécie para novas funções, e a primeira Mostra de Sopas Tradicionais do Alentejo.
Além de destino de uma "romaria" de políticos, entre líderes partidários e governantes, como o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, a ministra da Agricultura, Assunção Cristas (ambos na segunda-feira, 30), e o líder socialista, António José Seguro (no sábado, 28), a Ovibeja é palco de colóquios sobre assuntos do "mundo agrícola", como a Política Agrícola Comum (PAC) após 2013 e os desafios do porco de raça alentejana.
A entrega dos prémios do segundo Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio Ovibeja, a XVI Grandiosa Corrida de Touros Ovibeja, exposições, concursos e leilões de gado, comércio de produtos tradicionais, provas desportivas, gastronomia, mostras de aves e exposições de empresas e instituições são outras ofertas da feira.
Os destaques da "banda sonora" para animar as "ovinoites" deste ano vão para os concertos de Áurea (sexta-feira), Tony Carreira (sábado), tunas académicas de Beja (domingo) e do DJ francês Bob Sinclair (segunda-feira).

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima