Odemira promove Fórum da Juventude

Odemira promove

Promover a participação dos jovens e acolher os seus contributos são os objectivos do Fórum da Juventude, que se realiza esta sexta-feira e sábado, 27 e 28, em Odemira.
A iniciativa vai decorrer na zona ribeirinha da vila, “prometendo” dois dias de debates, animação, música, workshops e campismo, mas também de participação cívica.
Hélder Guerreiro, vereador com o pelouro da Juventude, destaca que este fórum “é ‘apenas’ a plataforma-base para o início de uma discussão sobre a política pública de Odemira para os jovens.
“Vamos apresentar algumas propostas, vamos discutir outras com os jovens e vamos tentar perceber o que é hoje ser jovem em Odemira e no mundo”, adianta.
Esta sexta-feira, 27, falar-se-á sobre o tema “Jovens odemirenses pelo país e pelo mundo” (18h00), estando confirmada a participação de jovens do concelho que estão a construir carreiras profissionais de sucesso.
De noite há workshops de cinema, percussão, DJ e pintura mural, além da actuação do DJ Ligth House.
No sábado, 28, o segundo painel (12h00) será dedicado ao tema “Ser Jovem em Odemira”, com a participação dos Provedores Municipais Jovens e do Conselho Municipal de Juventude.
À tarde (16h00), o debate será sobre “Os Jovens e a participação”, com representantes do Observatório Permanente da Juventude, Federação Nacional das Associações Juvenis e do Instituto Português do Desporto e da Juventude.
“Os jovens e a participação política” é o tema do último painel, que contará com a participação de representantes dos grupos parlamentares da Assembleia de República, do executivo da Câmara Municipal e de deputados da Assembleia Municipal de Odemira.
Ainda no sábado, destaque para a participação do humorista Nilton (19h00) no painel “Ser jovem hoje” e, para encerrar, a actuação dos DJ´s Ninja Kore.
Hélder Guerreiro acredita que esta iniciativa permitirá cada vez mais mobilizar os jovens para que possam ser os “provedores para a política de juventude do Município”.
Por isso, o autarca esclarece que o Fórum deste fim-de-semana “acaba por ser a rampa de lançamento para uma proposta de política pública na área da juventude da Câmara Municipal”.
“[Uma política] que queremos, desde logo, que seja discutida, conversada e participada com os jovens”, refere, confiando que será possível “acrescentar valor às qualificações dos jovens, com políticas que têm que ver com as questões da educação, da participação no processo democrático do concelho e do mundo, do empreendedorismo, da cultura ou das indústrias criativas”.
“Tudo para construir uma política de juventude que tem como pano de fundo a ideia de que os jovens não são apenas o futuro, mas também o presente”, conclui.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima