Odemira lança novo programa de apoio à cultura

Vista do Edificio da CMO ( Paços do Concelho )

Criar um instrumento de apoio ao desenvolvimento do tecido artístico, cultural e recreativo local, “promotor da criação e difusão artística e cultural no concelho”, é o objetivo do novo Programa Municipal de Apoio à Cultura e Arte – Odemira Criativa.

Fonte municipal adianta ao “CA” que o novo programa Odemira Criativa, a implementar em 2024, “tem como propósito alargar e adequar as medidas de apoio à Cultura, na perspetiva de estimular o empoderamento dos agentes artísticos e culturais do território, estruturando um suporte aos processos de criação, programação e acolhimento de artistas e atividades culturais”.

A Câmara de Odemira acrescenta que o projeto “vem substituir o Programa Municipal de Apoio às Atividades Culturais e Recreativas, que nos últimos anos atribuiu apoios com vista à dinamização cultural do território, no âmbito do financiamento para produção de cultura, promoção de atividades, beneficiação de instalações, aquisição de equipamento e formação”.

“Esta é uma medida que surge como umas das principais ferramentas para a concretização do Plano Municipal de Cultura 2030, que procura fomentar a cultura e a criatividade como base de atratividade do concelho, através de um programa cultural estruturado que conjugue o património e saber fazer locais com a contemporaneidade, conteúdos pedagógicos e com a necessidade de fomentar a notoriedade de Odemira”, acrescenta a autarquia.

Nesse sentido, o programa prevê um financiamento enquadrado nos eixos Indústrias Culturais e Criativas, Parcerias Culturais e Residências Artísticas, sendo que as candidaturas “decorrem de forma faseada, a partir de julho de 2023 e ao longo de 2024”.

A primeira fase de candidaturas ao Odemira Criativa decorre até dia 25 de agosto, podendo concorrer agentes culturais coletivos sem fins lucrativos e singulares que tenham sede e residência fiscal no concelho de Odemira e estejam devidamente enquadrados no Registo Municipal dos Agentes Culturais (REMAC).

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima