Um estabelecimento não licenciado que comercializava aves exóticas em Aljustrel foi desmantelado pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), que apreendeu 73 desses animais, com um valor global estimado de 1.700 euros.
Segundo adianta a ASAE, citada pela Agência Lusa, a ação de fiscalização, designada “Operação Periquito”, foi desenvolvida, na semana passada, através da sua Unidade Regional do Sul – Unidade Operacional de Évora.
O espaço desmantelado pelos inspetores da ASAE, no qual se “procedia à venda ilícita de aves exóticas”, não estava licenciado e encontrava-se “acoplado a um estabelecimento comercial, com acesso dissimulado, o que impedia uma entrada normal de clientes”.
“Como resultado desta ação, foi instaurado um processo-crime por danos contra a natureza, por suspeita de venda ilegal de espécimes protegidas da fauna ou da flora selvagem sem o respetivo certificado CITES”, revela a ASAE.
De acordo com a mesma fonte, entre as 73 aves exóticas apreendidas surgem exemplares das espécies periquitos-australianos, caturras e papagaios.