Museu do Campo Alentejano "nasce" em Agosto em Avis

Museu do Campo Alentejano

O Museu do Campo Alentejano, com um espólio representativo das actividades agrícolas e pastoris, vai "nascer", em Agosto, nas instalações do antigo Museu Municipal de Avis, que foram alvo de obras de requalificação.
O espaço museológico, dedicado à temática do campo agrícola e do montado, está instalado no antigo Convento de São Bento de Avis, ocupando a Sala do Capítulo e a Sala de Leitura dos Monges.
Além de um espaço que recria o interior de uma casa típica alentejana e das salas de exposição de longa duração, o Museu do Campo Alentejano possui também áreas de reserva visitável e de actividades pedagógicas destinadas aos jovens.
Após "uma profunda intervenção de requalificação", iniciada em Julho de 2012, segundo o município, o espólio do museu vai voltar a estar patente ao público, a partir do dia 15 de Agosto, ficando estruturado em torno da temática do campo agrícola e do montado.
Numa perspectiva global da intervenção efectuada, refere a autarquia, resultou "um espaço museológico com linhas contemporâneas, mas que respeita e valoriza os traços arquitectónicos do edifício histórico em que se localiza", permitindo "uma melhor integração e consequente valorização do espólio e uma leitura integrada das temáticas expostas".
O espólio do museu é, sobretudo, etnográfico e representativo das actividades agrícolas e pastoris, com destaque para o montado de sobreiro e azinheira.
O espaço museológico, realça o Município, pretende dar a conhecer a história das gentes que, ao longo dos anos, foram ocupando este território, nomeadamente no que diz respeito aos seus usos e costumes.
Segundo a autarquia, o museu permite ainda "valorizar o montado como elemento diferenciador desta região e assumir-se como memória das gerações que nas diferentes tarefas desempenhadas também contribuíram para modelar este território".
No concelho de Avis, o trabalho agrícola e a criação de gado foram, durante muito tempo, as principais actividades económicas.
Também para o dia 15 de Agosto está prevista a inauguração, na mesma localidade alentejana, do Centro Interpretativo da Ordem de Avis.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima