Medronho e mel nas mesas de Odemira

Medronho e mel nas mesas de Odemira

As mesas em Odemira vão estar “postas” com sabores divinais que juntam dois produtos muitos apreciados e capazes de harmonizar grandes degustações: o mel e o medronho.
A partir da próxima segunda-feira, 16, e até dia 22 de Novembro, o concelho de Odemira recebe a Semana Gastronómica do Mel e Medronho, com a participação de oito restaurantes de Boavista dos Pinheiros, Odemira, Sabóia, Vila Nova de Milfontes e Zambujeira do Mar.
O objectivo, segundo explica a Câmara Municipal de Odemira, é “promover dois dos produtos locais com maior qualidade e tradição”.
O evento contará com a participação dos restaurantes “Flor do Campo” (Sabóia), “O Escondidinho do Poço” (Odemira), “O Jaime” (Boavista dos Pinheiros), “Mar e Sol”, “Parreira da Ti Judite” e “Porto das Barcas” (Vila Nova de Milfontes), “Ponto e Vírgula” e “O I” (Zambujeira do Mar).
Bons sabores e petiscos não faltarão! Nas ementas estarão sabores à base de borrego, porco, peru ou salmão confeccionados das mais variadas formas mas, obrigatoriamente, com… mel ou medronho. E “temperado” com aromas de hortelã, alecrim, laranja, limão e gengibre.
Também as sobremesas terão por base mel e medronho do concelho de Odemira, com propostas como medronhos com chocolate, laranja com canela, mel e azeite, pudim e torta de mel, pudim de mel aromatizado com medronho, semifrio de medronhos e “medronhosca”.
Refira-se que o concelho de Odemira tem bastante tradição na produção de mel que, segundo os especialistas, “tem elevada qualidade”.
A par disso, também o medronho e a produção de aguardente à base de medronho conhecem em Odemira “grande produção e qualidade”.
Segundo fonte da Câmara Municipal de Odemira, “ambos os produtos são considerados estratégicos para o desenvolvimento e dinamismo económico do interior do concelho”.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima