Médicos veterinários reúnem em Ourique

Médicos veterinários

Os sistemas alternativos de alimentação, a patologia das engordas, a pecuária de precisão e o controlo hormonal da reprodução em ovinos são alguns dos temas que vão estar em destaque nas VI Jornadas Técnico-veterinárias do Campo Branco.
A iniciativa decorre nesta sexta-feira e sábado, 23 e 24 de Novembro, no Centro de Convívio de Ourique, promovida pela Associação de Médicos Veterinários do Campo Branco.
As jornadas arrancam logo pelas 9h00 de sexta-feira, 23 de Novembro, com duas sessões restritas a médicos veterinários: uma sobre o exame andrológico em carneiros e bodes e outra de demonstração de cães pastores.
A sessão de abertura das jornadas está prevista para as 14h00, sendo que depois terão lugar as intervenções “Sistemas alternativos de alimentação” (por Rui Fortunato), “Doenças que conhecemos mas que identificamos pouco” (Miguel Matos), “Qualidade do leite e diferenciação dos produtos lácteos” (Luís Pinho), “Pecuária de precisão: um conceito para o futuro da produção de pequenos ruminantes no Alentejo” (Ricardo Romão) e “Patologia de Engordas” (José Maria Gonzalez Sainz).
A fechar o primeiro dia de jornadas, pelas 18h15, realiza-se a mesa-redonda “Que doenças vamos rastrear no futuro?”, com Miguel Madeira, Yolanda Vaz, José Miguel da Costa e Hélder Alves. A moderação estará a cargo de Ana Rita Simões e Luís Machado.
No sábado, 24, o dia começa com uma palestra de João Ferreira (“Importância da avaliação sanitária integrada de borrego de raça Churra da Terra Quente”). Seguem-se as intervenções de Luís Férrer (“Diarreias neonatais”), Haim Leibovich (“Sistemas de maneio, optimização reprodutiva e alimentação em ovinos de carne na realidade de Israel”) e Carlos Bettencourt (“Controlo hormonal da reprodução em ovinos”).
De tarde as jornadas prosseguem com palestras de Carla Mendonça (“Protozooses intestinais em borregos e cabritos”), Ana Santos e Bruno Pateiro (“Febre Q e impacto na saúde pública”), Sandra Branco (“Projecto ‘Peeira Genres’”) e Haim Leibovich (“Práticas de bio-segurança na compra de reprodutores”).
As VI Jornadas Técnico-veterinárias do Campo Branco terminam com a entrega dos prémios dos posters.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima