“Maioria expressiva” aprovou novos horários

“Maioria expressiva”

Os novos horários de laboração na mina de Neves-Corvo foram votados favoravelmente por uma “maioria expressiva” dos trabalhadores da Somincor, reconhece Luís Cavaco, do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira (STIM).
Em declarações à Rádio Castrense, o sindicalista diz que a proposta da empresa foi apresentada aos trabalhadores, votada e aprovada, daí a anuência do STIM. “Não tínhamos como não ir a favor da maioria, pois sempre assim foi neste sindicato. A decisão da maioria dos trabalhadores é que conta e assim foi”, vinca.
Já o administrador-delegado da Somincor refere que o acordo de empresa com o STIM foi assinado a 30 de Julho, decorrendo agora o período experimental de seis meses, que permitirá validar – ou não – este novo modelo.
“Durante este período iremos monitorizar aprofundadamente questões como a fadiga laboral, na medida em que estes são turnos mais longos que passaram de 7h30 para 10h42. Este é um risco que nós levamos muito a sério e queremos assegurar que este factor não se irá sobrepor aos efeitos positivos decorrentes do menor número de dias de trabalho e mais dias de descanso”, diz Kenneth Norris.
O gestor canadiano acrescenta que o objectivo da Somincor “é fazer com que este novo sistema de dois turnos funcione melhor do que o sistema anterior”. “Nesse sentido, iremos trabalhar, em conjunto, com o sindicato e com os trabalhadores na melhoria contínua das condições de trabalho e da nossa operação, de uma forma colaborativa e construtiva, que permita assegurar a tão desejada sustentabilidade da empresa em beneficio de todas as partes envolvidas”, garante.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima