O Laboratório de Veterinária da ACOS – Agricultores do Sul, com sede em Beja, já foi reconhecido pela Direção Geral da Alimentação e Veterinária (DGAV) para poder fazer o diagnóstico serológico da Doença Hemorrágica Epizoótica (DHE).
Segundo a ACOS, este reconhecimento “permite dar resposta à necessidade de certificação de bovinos vivos para exportação, bem como ao diagnóstico serológico de animais suspeitos da doença e à avaliação serológica de explorações”.
Em comunicado enviado ao “CA”, a associação baixo-alentejana lembra que a DHE é uma doença viral que afeta os ruminantes, “em especial os bovinos e os cervídeos selvagens”, sendo “recente em Portugal”.
“Esta doença está a causar prejuízos ainda de consequências imprevisíveis. Além das quebras produtivas, regista-se uma diminuição muito significativa das exportações de bovinos”, acrescenta a ACOS, vincando que para o controlo da expansão da doença “é fundamental o cumprimento rigoroso das medidas impostas pela DGAV, de deteção e diagnóstico da doença e implementação de medidas de prevenção”.