O atual autarca de Cuba, o comunista João Português, vai ser o candidato da CDU à Câmara de Ferreira do Alentejo nas eleições Autárquicas deste ano.
Em comunicado enviado ao “CA”, a coligação liderada pelo PCP afirma que João Português, que não se pode recandidatar em Cuba devido à limitação de mandatos, tem “um percurso marcado pela competência, dedicação e compromisso com o desenvolvimento local”.
Por isso, acrescenta, “apresenta-se como a alternativa capaz de devolver a Ferreira do Alentejo”, onde o PS lidera a Câmara Municipal desde 1993, “a relevância e a dinâmica que o concelho perdeu nos últimos anos”.
“Aceito este desafio com o compromisso de trabalhar lado a lado com os ferreirenses, ouvindo as suas preocupações e implementando soluções que tragam progresso e bem-estar para todos”, afirma o candidato, citado no comunicado.
O cabeça de lista da CDU diz ainda que “Ferreira do Alentejo não pode continuar refém da inércia dos últimos oito anos”, prometendo “trabalho, dedicação e uma liderança forte”.
No comunicado, a CDU sublinha ainda que a sua candidatura em Ferreira do Alentejo “aposta num projeto ambicioso e realista, baseado na dinamização económica, no fortalecimento do setor agrícola e na valorização do património e turismo, com especial enfoque no aproveitamento sustentável dos recursos disponíveis”.
“O objetivo é transformar Ferreira do Alentejo num território atrativo para empresas, trabalhadores e jovens que queiram investir e viver no concelho”, conclui.
João Português tem 53 anos, é licenciado em Serviço Social e exerceu atividade profissional como empresário.
Em 2013 foi eleito presidente da Câmara de Cuba, nas listas da CDU, pela primeira vez, sendo reeleito pela mesma coligação em 2017 e em 2021. Durante este período foi também, ao longo de oito anos, presidente da Associação de Municípios do Alentejo Central.
A candidatura de João Português pela CDU é a segunda a ser anunciada para a Câmara de Ferreira do Alentejo, depois do PS ter oficializado a recandidatura do atual presidente da autarquia, Luís Pita Ameixa, que concorre ao seu terceiro mandato.