João Cutileiro expõe em Aljustrel

João Cutileiro

O Espaço Oficinas, na vila de Aljustrel, recebe a partir desta sexta-feira, 6, uma exposição de esculturas, desenhos e fotografias da autoria de João Cutileiro.
A mostra conta com o apoio da Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCA), que destaca o facto de o conjunto de trabalhos de João Cutileiro selecionados indiciar, por um lado, “o papel do desenho no contexto dos processos de construção da escultura” e, por outro lado, constituir “também obra autónoma”.
“Se para o processo de estudo e produção da escultura o desenho é primordial, também é certo que os desenhos de Cutileiro são produto da contaminação da escultura – o domínio do desenho a preto sobre a folha branca, como as linhas das formas retiradas à pedra”, sublinha a DRCA, acrescentando que “ora abstratizante ora naturalista e sempre simbólica, a linguagem plástica de João Cutileiro retira da realidade o problema/ tema que trabalha e se transforma em face do espectador que se dispõe a olhar”.
Nome incontornável da arte e da cultura portuguesas dos séculos XX e XXI, João Cutileiro nasceu em Lisboa em 1937, sendo filho de pais alentejanos. É aliás na região que passa grande parte do seu tempo, uma vez que vive e tem o seu atelier na cidade de Évora.
Amado por uns, detestado por outros, João Cutileiro conta no seu currículo com obras que lhe têm valido grandes momentos de glória e de desprezo.
Entre as suas obras mais conhecidas está a estátua de D. Sebastião em Lagos (construída durante a Ditadura e onde contraria todos os preconceitos do conservadorismo estético apadrinhado pelo Estado Novo) ou o monumento dedicado à revolução do 25 de Abril, que está em Lisboa.
A exposição em Aljustrel é inaugurada às 18h00 desta sexta-feira, 6, e vai estar patente ao público até ao dia 28 de Novembro, estando previstas visitas guiadas às quartas-feiras, mediante marcação prévia.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima