A nova ressonância magnética do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, é inaugurada nesta quarta-feira, 20, investimento avaliado em cerca de um milhão de euros que permitirá ao distrito deixar de ser o único do país sem este tipo de equipamento.
A cerimónia está agendada para as 12h00 e contará com a presença do ainda secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre.
Em comunicado enviado ao “CA”, a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), que gere a unidade hospitalar, frisa que esta valência era “há muito necessária”, num processo “que ao longo de mais de década e meia conheceu muitos volte-faces”.
Este investimento “é crucial para a ULSBA e de extrema importância para toda a região”, continua a instituição, acrescentando que a nova ressonância magnética “não só permitirá a prestação desta tipologia de exames em Beja, em proximidade, evitando deslocações dos doentes, como proporcionará uma diferenciação tecnológica que permitirá à instituição recuperar a idoneidade formativa na especialidade de Imagiologia”.
De acordo com a ULSBA, o novo equipamento “está já em funcionamento, depois de uma semana de vários exames de teste e otimização para que agora esteja nas condições ideais para entrar ao serviço da população”.