O engenheiro civil Francisco Picareta vai ser o candidato do PS à Câmara de Serpa, sempre de maioria de coligações lideradas pelo PCP, nas eleições Autárquicas deste ano.
Em comunicado enviado ao “CA”, a Concelhia de Serpa do PS revelou que Francisco Picareta vai ser o candidato do partido à presidência da Câmara Municipal, enquanto o antigo secretário Estado da Saúde, Ricardo Mestre, que integrou o último governo de António Costa, liderará a lista à Assembleia Municipal.
Já Ivo Garcias será o candidato socialista à presidência da União das Freguesias de Serpa (Salvador e Santa Maria).
A escolha desta equipa teve “por base o perfil de liderança, competência e experiência dos candidatos, associada à sua grande vontade de servir a comunidade do concelho de Serpa”, justificaram os socialistas.
Natural e residente em Serpa, Francisco Picareta tem 49 anos e é engenheiro civil, além de presidir ao FC Serpa.
“Aceito este desafio do PS por genuíno amor à minha terra e por sentir que este concelho está, há demasiados anos, atrofiado por uma gestão autárquica inconsequente que não tem sabido aproveitar os novos financiamentos e modelos de desenvolvimento que vemos noutros concelhos”, afirma o candidato, citado no comunicado.
O cabeça de lista do PS acrescenta que com a sua candidatura pretende “trazer da sociedade civil uma nova dinâmica que potencie os eixos de intervenção” que o partido “tem vindo a defender nos últimos anos, uma vez que os problemas estruturais do concelho continuam por resolver”.
De acordo com a Concelhia de Serpa do PS, a sua candidatura aos órgãos autárquicos do concelho terá “como prioridade a promoção de um novo ciclo de desenvolvimento da região, através de uma governação local inovadora, mobilizadora e de proximidade”.
“Estamos a construir um projeto político que responda às reais necessidades das pessoas, à qualidade de vida e ao desenvolvimento do território”, sintetiza Francisco Picareta.
Esta é a quinta candidatura oficializada à Câmara de Serpa, depois de a CDU ter anunciado o antigo deputado João Dias e o Chega avançar com o atual presidente da Distrital de Beja do partido, o militar na reserva Mário Cavaco.
Já a coligação PSD/CDS-PP escolheram como cabeça de lista a vereadora independente no município Ana Moisão (ex-Chega), enquanto um movimento de cidadãos apresentou como candidato João Rocha, que liderou este município alentejano por mais de 30 anos, sempre eleito pelo PCP.