Europa cria novos instrumentos de combate à seca

Agricultura - ovelhas Campo Branco & seca

A Comissão Europeia anunciou a criação de dois novos instrumentos de gestão dos riscos para reforçar a preparação da União Europeia (UE) para combater as secas e a escassez de água.

Segundo adianta a Agência Lusa, os dois instrumentos – uma base de dados europeia dos impactos das secas e o Atlas Europeu dos Riscos de Seca – integram a estratégia para impulsionar as ações europeias no domínio da água e serão incluídos no Observatório Europeu da Seca.

O objetivo será ajudar as autoridades europeias, nacionais e locais a antecipar e a fazer face aos riscos das secas e da escassez de água à escala europeia, nacional e regional.

Em Portugal, os dados mais recentes do Instituto Português do Mar e da Atmosfera mostravam que, no final de agosto, houve “um aumento da intensidade da seca meteorológica em quase todo o território do continente”.

É o caso dos distritos de Beja e Setúbal, que se encontram situação de seca extrema.

Opinião

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima