Dez produtores de vinho da costa alentejana associaram-se para divulgar a influência positiva do mar na qualidade dos seus produtos e promover o turismo na região, realizando um primeiro encontro em Grândola esta sexta-feira, 26.
Miguel Palma, director comercial da Herdade da Comporta, no concelho de Alcácer do Sal, explicou à Agência Lusa que a proximidade com o oceano Atlântico é “a grande diferença” entre os vinhos produzidos no litoral e os que são feitos no interior do Alentejo.
Segundo este responsável, os produtores sentiram necessidade de se “organizar” para “falar nos vinhos produzidos no litoral” e “promover” a região, nascendo desta forma o primeiro encontro do sector, na Herdade das Barradas da Serra, em Grândola.
A iniciativa, promovida pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo Litoral e pela Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejano, junta dez produtores de Alcácer do Sal, Grândola, Odemira e Santiago do Cacém, que irão divulgar os seus produtos junto de profissionais da hotelaria, da restauração, do comércio e da comunicação social.
Para José Eduardo, relações públicas das Cortes de Cima, adega instalada na Vidigueira mas com vinhas na zona de Vila Nova de Milfontes, o evento servirá para “estender a marca” para a costa alentejana.
O responsável vincou que o encontro tem também o objectivo de “potenciar” a região, que considera “ostracizada”, e demonstrar que “há potencial para muito mais em termos de turismo”, além das praias.
Já o presidente Entidade Regional de Turismo do Alentejo Litoral, Carlos Beato, considerou que o vinho “ainda não tem um papel muito relevante na economia” da região, realidade que pretende ver alterada.
CONTACTOS
Correio Alentejo
geral@correioalentejo.com
Tel.: 286 328 417
Rua Campo de Ourique, 6 – A
7780-148 Castro Verde