Deputado do PS questiona sobre aeroporto de Beja

Deputado do PS questiona

O deputado do PS eleito por Beja, Pedro do Carmo, questionou o Governo sobre as intenções da empresa ANA – Aeroportos de Portugal relativamente ao aeroporto de Beja.
As questões de Pedro do Carmo foram colocadas ao ministro do Planeamento e Infra-estruturas, Pedro Marques, depois ter vindo a público que a ANA vai realizar, em 2016, um investimento de 74 milhões de euros nos aeroportos de Lisboa, Faro, Porto, Funchal e Açores, não fazendo qualquer referência ao equipamento baixo-alentejano.
Nesse sentido, Pedro do Carmo questionou o Governo sobre eventuais iniciativas e investimentos em matéria de dinamização do aeroporto de Beja por parte da ANA durante o ano de 2016 e no horizonte mais próximo, assim como sobre a estratégia da concessionária para a promoção da utilização da infra-estrutura para estacionamentos de média e longa duração.
O deputado socialista pretende igualmente saber se o executivo liderado por António Costa, dado “o histórico de proximidade” dos governos PS relativamente “às pretensões das populações do Baixo Alentejo”, poderá assumir, “mais uma vez, um papel de catalisador dos investimentos já realizados na região que precisam de dinamização”.
“É nosso entendimento que a importância da infra-estrutura supera o mero contributo para o desenvolvimento regional, constituindo-se como um pólo de dinamização económica nacional, com potencialidades de reforço das exportações, nomeadamente dos produtos agroalimentares, de captação de divisas através do turismo e de competitividade tecnológica e aeronáutica do País”, afirma ao “CA” Pedro do Carmo.
O deputado do PS recorda ainda que sempre defendeu que o aeroporto de Beja constasse do Plano Estratégico de Transportes, tendo manifestado “sérias reservas” quanto ao modelo geral de privatização da ANA, por este “não incluir obrigações concretas para o aproveitamento e para o desenvolvimento do aeroporto de Beja pelo comprador da empresa”.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima