D. Fernando Paiva vai ser o novo bispo de Beja

D. Fernando Maio de Paiva, de 61 anos e atual vigário-geral da Diocese de Setúbal, vai ser o novo bispo de Beja, substituindo no cargo D. João Marcos, que está em funções desde 2016.

A nomeação de D. Fernando Maio de Paiva como 15º bispo de Beja pelo Papa Francisco foi publicada esta quinta-feira, 21, pela Santa Sé.

Natural do concelho de São Pedro do Sul, no distrito de Viseu, D. Fernando Maio de Paiva licenciou-se em Engenharia Eletrotécnica, no Instituto Superior Técnico de Lisboa, antes de entrar no seminário, tendo mesmo trabalhado como profissional independente na área da engenharia e como professor.

Frequentou os estudos de Filosofia e Teologia no Seminário Diocesano de São Paulo de Almada, tendo realizado a licenciatura em Teologia na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, em 2004.

Depois, em 2013, obteve o mestrado em Filosofia da Religião e Fenomenologia Religiosa na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.

D. Fernando Maio de Paiva foi ordenado sacerdote a 10 de abril de 2005, sendo incardinado na Diocese de Setúbal, onde era atualmente pároco de Nossa Senhora da Anunciada, na cidade de Setúbal.

Foi também membro do Colégio de Consultores e da Comissão Diocesana de Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis e presidente da Comissão de Consulta de Apoio ao Bispo na Gestão do Fundo Diocesano do Clero.

Entre 2005 e 2017 desempenhou diferentes funções no Seminário Maior de São Paulo de Almada, primeiro como prefeito e ecónomo e, posteriormente, como vice-reitor.

Entre 2021 e 2023 foi vigário forâneo da Vigararia de Setúbal, assumindo depois, a 13 de dezembro de 2023, o cargo de vigário geral da Diocese de Setúbal.

A ordenação de D. Fernando Maio de Paiva como bispo de Beja deverá ocorrer no final do próximo mês de abril.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima