D. Fernando Maio de Paiva, de 61 anos e atual vigário-geral da Diocese de Setúbal, vai ser o novo bispo de Beja, substituindo no cargo D. João Marcos, que está em funções desde 2016.
A nomeação de D. Fernando Maio de Paiva como 15º bispo de Beja pelo Papa Francisco foi publicada esta quinta-feira, 21, pela Santa Sé.
Natural do concelho de São Pedro do Sul, no distrito de Viseu, D. Fernando Maio de Paiva licenciou-se em Engenharia Eletrotécnica, no Instituto Superior Técnico de Lisboa, antes de entrar no seminário, tendo mesmo trabalhado como profissional independente na área da engenharia e como professor.
Frequentou os estudos de Filosofia e Teologia no Seminário Diocesano de São Paulo de Almada, tendo realizado a licenciatura em Teologia na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, em 2004.
Depois, em 2013, obteve o mestrado em Filosofia da Religião e Fenomenologia Religiosa na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.
D. Fernando Maio de Paiva foi ordenado sacerdote a 10 de abril de 2005, sendo incardinado na Diocese de Setúbal, onde era atualmente pároco de Nossa Senhora da Anunciada, na cidade de Setúbal.
Foi também membro do Colégio de Consultores e da Comissão Diocesana de Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis e presidente da Comissão de Consulta de Apoio ao Bispo na Gestão do Fundo Diocesano do Clero.
Entre 2005 e 2017 desempenhou diferentes funções no Seminário Maior de São Paulo de Almada, primeiro como prefeito e ecónomo e, posteriormente, como vice-reitor.
Entre 2021 e 2023 foi vigário forâneo da Vigararia de Setúbal, assumindo depois, a 13 de dezembro de 2023, o cargo de vigário geral da Diocese de Setúbal.
A ordenação de D. Fernando Maio de Paiva como bispo de Beja deverá ocorrer no final do próximo mês de abril.