Novos desafios na agricultura

Quinta-feira, 22 Março, 2018

Carlos Pinto

director do correio alentejo

Nesta edição do “CA” damos destaque ao trabalho inigualável e inestimável da Associação de Agricultores do Campo Branco (AACB), com sede em Castro Verde, em prol da lavoura e da pecuária da região, que beneficia centenas de produtores e empresários agrícolas. Um caminho iniciado há quase três décadas que tem sido decisivo para garantir a estabilidade da actividade agrícola numa zona de “terras delgadas” e onde o regadio não passa de uma miragem.
Ainda assim, a AACB nunca virou costas à luta e tem-se empenhado na dinamização do sector. Só com esta determinação foi possível criar o indispensável Plano Zonal. Uma ambição que a fez também melhorar a resposta ao efectivo pecuário, garantindo condições para o crescimento da actividade. E contribuir decisivamente para se alcançar a classificação de Reserva da Biosfera atribuída pela Unesco, um estatuto que poderá ser determinante para a salvaguarda da biodiversidade local… e para alavancar a economia da região em torno do turismo de natureza.
Ora tudo isto foi alcançado com o empenho e a abnegação dos agricultores e da Associação que tão bem os representa. Mas o tempo agora é de novos desafios. Ou melhor, de dar continuidade a todo o trabalho realizado. E perante esta difícil tarefa, esperamos todos que os problemas não surjam do lado de quem os pode (e deve) resolver: o Estado ou a União Europeia. É por isso que, perante a provável reforma da PAC, é fundamental que Portugal não abdique de questões como as medidas agro-ambientais. Só assim se defenderá o interior e valorizará o Mundo Rural que nele sobrevive e que, afinal de contas, é a sua maior riqueza.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Em Destaque

Últimas Notícias

Role para cima