A ciência encontrou uma forma de tratar o problema das mãos e pés frios

Quinta-feira, 17 Setembro, 2020

Inês Veiga

farmacêutica

<b>As frieiras são um problema que afecta a qualidade de vida de um grande número de pessoas, podendo limitar a utilização dos membros e causar noites sem dormir. Investigadores descobriram uma forma de recuperar o bom funcionamento da circulação sanguínea, nestas situações. O Ginkgo biloba é um extracto natural com substâncias activas que têm a capacidade de dilatar os vasos sanguíneos, permitindo a passagem do sangue até às extremidades do corpo humano. </b>

Mãos e pés frios, um problema para o qual não havia esperança de encontrar uma solução, pode agora ser tratado de uma forma tão simples como tratar uma dor de cabeça. Investigadores descobriram que o extracto obtido a partir das folhas da árvore Ginkgo biloba, estimula a circulação sanguínea através dos tecidos humanos. O problema dos dedos frios nas mãos e nos pés é resultado de um fornecimento insuficiente de sangue. São cada vez mais os médicos que recomendam Ginkgo biloba, à venda em farmácias, aos doentes que se queixam.

<b>Melhoria da memória. </b> Existe um grande número de aplicações para a Ginkgo biloba, sendo algumas particularmente úteis nas pessoas de mais idade. Muitas pessoas de idade sofrem de problemas de memória; no entanto, estimulando a circulação sanguínea, é possível melhorar a memória e a capacidade de concentração. As células do cérebro são responsáveis por 25% da totalidade do consumo de oxigénio pelo organismo e, uma vez que o oxigénio é transportado a partir dos pulmões através da corrente sanguínea, é necessário um fornecimento adequado de oxigénio para manter o cérebro em funcionamento.
A capacidade do extracto de Ginkgo biloba no combate dos problemas relacionados com a idade, tais como mãos e pés frios e complicações cerebrais levou a que muitos investigadores considerassem a descoberta desta substância como “uma revolução geriátrica”.
<b>Enorme procura. </b> Em países como Alemanha ou França, o extracto de Ginkgo biloba encontra-se entre os suplementos alimentares mais vendidos. O Ginkgo biloba, à venda em farmácias, tornou-se um produto, muito utilizado em auto-medicação e o facto de não existirem efeitos adversos contribuiu para esta enorme procura. A árvore Ginkgo biloba existe há milhões de anos, mas apenas recentemente foi descoberta a forma de extrair as substâncias activas presentes nas folhas e beneficiar do seu efeito positivo na saúde humana. No futuro, pessoas de todo o mundo vão poder melhorar a sua qualidade de vida, prevenindo e combatendo problemas que tornam a terceira idade por vezes tão complicada.

<b>Qual é o segredo?

Como funciona o extracto de Ginkgo biloba? O que contêm as folhas que tem a capacidade de melhorar a circulação? O segredo está nos flavona-glicósidos e nas terpeno-lactonas, que são as substâncias activas (flavonóides) com diversos efeitos biológicos. Os mais importantes são a sua capacidade de:

– Evitar a formação de coágulos sanguíneos;
– Proteger as células cerebrais contra as lesões oxidativas;
– Melhorar o fornecimento de sangue a todas as zonas do corpo;
– Aumentar a disponibilidade de glucose e de oxigénio nas células do cérebro.

O Ginkgo biloba pode ainda ajudar muitas pessoas que sofrem de dores nas pernas provocadas pelo andar. Vários estudos demonstraram que este extracto ajuda o sangue a circular mais facilmente nas pernas, reduzindo automaticamente a dor. </b>

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Em Destaque

Últimas Notícias

Role para cima