CIMBAL apresenta propostas para o PRR

A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) submeteu vários contributos ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito da consulta pública promovida ao documento.

Em comunicado, a CIMBAL defende que “este instrumento deve disponibilizar recursos para o interior do país, nomeadamente para o Baixo Alentejo, de forma a poder concretizar investimentos absolutamente fundamentais e há muito aguardados”.

Nesse sentido, na área da rodovia, a CIMBAL propôs a execução imediata do troço do IP8 entre Santa Margarida do Sado e Beja e a conclusão da ligação até à fronteira de Vila Verde de Ficalho, assim como a conclusão dos troços em falta no IC 27.

Relativamente à ferrovia, a CIMBAL apresentou a proposta de modernização e electrificação da ligação Casa Branca-Beja-Ourique.

Por fim, a CIMBAL propôs que a ligação do Alqueva à albufeira do Monte da Rocha (Ourique), através do Roxo, também fosse incluída no PRR, considerando que o “elevado estado de maturidade do projecto” permite que este possa “avançar rapidamente”.

“Esta ligação reforçará o abastecimento público de água para consumo humano nos concelhos de Almodôvar, Castro Verde e Ourique e, parcialmente nos concelhos de Odemira e Mértola” e “irá ainda proporcionar cerca de 2.800 hectares de novas áreas de regadio”, justifica a CIMBAL.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima