CDU e PS trocam críticas em Castro Verde

A CDU acusa a maioria socialista da Câmara de Castro Verde de não ter cumprido a lei eleitoral em 2021, ao ter publicado conteúdos institucionais na sua página oficial no Facebook antes das Autárquicas desse ano, mas o PS argumenta que a autarquia “simplesmente divulgou a sua atividade normal”.

Em comunicado, a CDU revela ter apresentado queixa junto da Comissão Nacional de Eleições (CNE) depois de, no período que antecedeu as eleições Autárquicas de 2021, o executivo ter promovido “a publicação de postagens de conteúdo institucional na página da rede social Facebook do Município de Castro Verde”.

A CNE “veio agora pronunciar-se, dando razão à CDU, e condenando os responsáveis políticos pela infração praticada”, continuam os comunistas, sustentando “que  existem limites que não devem, nem podem ser ultrapassados, designadamente aqueles que a lei impõe”.

Em resposta, também em comunicado, o PS acusa a CDU de Castro Verde de continuar “com enorme dificuldade em compreender o que o povo do concelho quis, em 2017 e 2021, um novo projeto autárquico”.

“Nestes sete anos, a CDU nada contribuiu e nunca foi uma oposição construtiva. Pelo contrário, tem sido uma oposição disfarçada, incoerente e oportunista”, criticam os socialistas.

Sobre a queixa apresentada pela CDU à CNE, o PS sublinha que a Câmara Municipal “fez seis publicações no Facebook a mostrar a sua atividade corrente após 7 de julho de 2021”, data em que foi publicada em Diário da República a data das eleições.

“A Câmara não fez apelo ao voto. Não fez crítica a ninguém. Não fez promoção de nada nem de alguém. Simplesmente divulgou a sua atividade normal, tal como aconteceu em dezenas e dezenas de municípios portugueses”, continua o comunicado do PS.

Lamentando a atuação dos “ativistas da CDU” e dos “seus ‘malabaristas’ das redes sociais”, o PS lembra ainda que “esta é a mesma CDU que, quando liderava a Câmara [de Castro Verde], apesar de a mesma lei já estar em vigor, lançou para a rua em julho de 2017 uma edição de ‘O Campaniço’, com mais de 50 notícias a promover o então presidente (e candidato!) Francisco Duarte e a sua fraca ação”.

“Nessa altura, o PS não apresentou qualquer queixa contra a Câmara! Fez outra coisa bastante diferente: apresentou a sua equipa, a sua estratégia e as suas propostas. E ganhou as eleições”, conclui o comunicado socialista.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima