O psicólogo Vítor Picado, de 47 anos, e o enfermeiro João Dias, de 51, vão ser os cabeças de lista da CDU às câmaras de Beja e de Serpa, respetivamente, nas eleições Autárquicas de 2025, confirmou esta quarta-feira, 11, a coligação liderada pelo PCP.
Em Beja, os comunistas apostam em Vítor Picado, atualmente vereador sem pelouros nesta autarquia, considerando que esta candidatura “assume-se como a verdadeira alternativa a uma gestão do PS cada vez mais distante das populações e dos interesses do concelho, sem rumo e visão para o seu desenvolvimento”.
Natural da Cabeça Gorda, Vítor Picado é licenciado em Psicologia Educacional e possui uma pós-graduação em Psicologia da Educação.
Militante do PCP e membro da Comissão Concelhia de Beja do partido, Picado é atualmente secretário-geral da Associação de Municípios do Alentejo Central (AMCAL), depois de ter sido, entre outros cargos, de 2013 a 2017 vice-presidente da autarquia bejense.
Em Serpa, a CDU candidata o ex-deputado João Dias, ficando assim confirmado que João Efigénio Palma, atual presidente da autarquia que o PCP lidera desde 1976, não se recandidata ao cargo.
“A candidatura de João Dias a presidente da Câmara de Serpa é assim uma aposta de renovação que dá continuidade ao projeto, à visão e às propostas da CDU e que pretende aprofundar ainda mais uma gestão democrática, de proximidade e inovadora, que respeita e valoriza os trabalhadores da autarquia, que pretende elevar o desenvolvimento do concelho a novos patamares nas mais diversas áreas e continuar a projetar Serpa na região Alentejo”, frisa a coligação em comunicado enviado ao “CA”.
Natural de Serpa, João Dias é enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação, assim como professor assistente convidado nas universidades de Évora e de Coimbra e na Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny.
Licenciado em Enfermagem, possui uma pós-licenciatura em Enfermagem de Reabilitação e uma pós-graduação em Tratamento de Feridas e Viabilidade Tecidular.
Militante do PCP e membro da Direcção da Organização Regional de Beja do PCP, João Dias foi deputado à Assembleia da República, eleito por beja, entre 2018 e 2024, tendo nesse período assumido os cargos de vice-presidente da Comissão de Agricultura e Mar e da Comissão de Saúde, além de ter sido membro do conselho de administração da Assembleia da República.