Castro Verde: Obras avançam na Basílica Real

Castro Verde:

O secretário de Estado da Administração Local, Carlos Miguel, vai estar nesta sexta-feira, 28, em Castro Verde, na cerimónia de assinatura do contrato-programa para a primeira fase e do acordo de colaboração para a segunda fase das obras de requalificação da Basílica Real da vila. A sessão está prevista para as 11h00, na Câmara Municipal, seguindo-se uma visita ao Tesouro da Basílica.
Recorde-se que, tal como o “CA” avançou na terça-feira, 25, a Basílica Real de Castro Verde vai ser requalificada, num investimento avaliado em 446.300 euros que será realizado em duas fases. A operação está a ser coordenada pela Câmara Municipal e junta diversas entidades públicas, nomeadamente a Paróquia de Castro Verde e a Direcção Regional de Cultura do Alentejo, assim como privadas.
A primeira fase da intervenção, pronta a avançar, prevê a limpeza do telhado, o arranjo de portas e janelas e a pintura total do monumento. Serão investidos nesta fase 65 mil euros, sendo que 28.285 euros são suportados pela Câmara Municipal, cabendo o restante montante ao Governo (26.225 euros), União de Freguesias de Castro Verde e Casével (5.245 euros) e Paróquia de Castro Verde (5.245, euros).
Depois será desenvolvida uma segunda fase de obras, que prevê a conservação e restauro do tecto pintado em madeira da Basílica Real. Para tal, Câmara Municipal, Direcção Regional de Cultura do Alentejo, Diocese de Beja e Paróquia de Castro Verde submeteram uma candidatura a fundos comunitários, que está em fase de análise e que estima um investimento total de 381.300 euros.
Em caso de aprovação desta candidatura, a União Europeia financiará 85% do valor da obra. Os restantes 15%, relativos à comparticipação nacional (num montante de 57.195 euros), serão assumidos pela empresa mineira Somincor, ao abrigo da Lei do Mecenato.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima