O secretário de Estado da Administração Local, Carlos Miguel, vai estar nesta sexta-feira, 28, em Castro Verde, na cerimónia de assinatura do contrato-programa para a primeira fase e do acordo de colaboração para a segunda fase das obras de requalificação da Basílica Real da vila. A sessão está prevista para as 11h00, na Câmara Municipal, seguindo-se uma visita ao Tesouro da Basílica.
Recorde-se que, tal como o “CA” avançou na terça-feira, 25, a Basílica Real de Castro Verde vai ser requalificada, num investimento avaliado em 446.300 euros que será realizado em duas fases. A operação está a ser coordenada pela Câmara Municipal e junta diversas entidades públicas, nomeadamente a Paróquia de Castro Verde e a Direcção Regional de Cultura do Alentejo, assim como privadas.
A primeira fase da intervenção, pronta a avançar, prevê a limpeza do telhado, o arranjo de portas e janelas e a pintura total do monumento. Serão investidos nesta fase 65 mil euros, sendo que 28.285 euros são suportados pela Câmara Municipal, cabendo o restante montante ao Governo (26.225 euros), União de Freguesias de Castro Verde e Casével (5.245 euros) e Paróquia de Castro Verde (5.245, euros).
Depois será desenvolvida uma segunda fase de obras, que prevê a conservação e restauro do tecto pintado em madeira da Basílica Real. Para tal, Câmara Municipal, Direcção Regional de Cultura do Alentejo, Diocese de Beja e Paróquia de Castro Verde submeteram uma candidatura a fundos comunitários, que está em fase de análise e que estima um investimento total de 381.300 euros.
Em caso de aprovação desta candidatura, a União Europeia financiará 85% do valor da obra. Os restantes 15%, relativos à comparticipação nacional (num montante de 57.195 euros), serão assumidos pela empresa mineira Somincor, ao abrigo da Lei do Mecenato.
