Um restaurante/bistro com um “conceito alternativo” e uma aplicação para dispositivos móveis sobre a oferta turística do concelho foram os projetos vencedores da edição deste ano dos prémios “Espírito Empreendedor”, promovidos pela Câmara de Odemira.
A cerimónia de entrega dos prémios, dinamizados no âmbito do Odemira Empreende – Programa Municipal de Empreendedorismo e Emprego, realizou-se no sábado, 22, durante a edição deste ano da FACECO – Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira, em São Teotónio.
Na categoria de Novas Iniciativas Empresariais, o projeto vencedor foi o Ar’Terra Bistro, espaço em São Luís criado, em abril de 2022, por Salomé Jesus e Carolina Guerreiro. Premiado com 2.000 euros, este restaurante/bistro concilia arte, gastronomia e música, valorizando os produtos locais.
“É um restaurante com um conceito alternativo, para dar apoio a todas as comunidades que existem na zona”, explica ao “CA” Salomé Jesus. “Este prémio é o reconhecimento do que estamos a fazer”, acrescenta Carolina Guerreiro.
Ainda na categoria de Novas Iniciativas Empresariais, a o projeto Mercearia Avulso, de Érica Silva, situado em Vila Nova de Milfontes e que tem como objetivo disponibilizar produtos biológicos e ecológicos a granel e acessórios que causem menos lixo, ficou em segundo lugar, recebendo um prémio de 1.000 euros.
Já a iniciativa Maravilhas sem Glúten, de Margarida Almeida, que confeciona e comercializa produtos alimentares sem glúten, conquistou o terceiro lugar e um prémio de 500 euros.
Por sua vez, na categoria de Ideias Empreendedoras e Criativas, a vencedora foi a ideia OdeMap – Mapa Interativo, de Diogo Proença, que recebeu 1.200 euros.
“É uma aplicação onde podemos selecionar um determinado produto, guiando-nos diretamente para o estabelecimento que está aberto nessa altura com esse produto. Facilita a vida aos alojamentos que não têm uma receção aberta ao público”, explica o autor do projeto, que espera “ter a aplicação pronta em um ano ou dois, no máximo”.
Ainda nesta categoria, a ideia Compotas com Amor, de Ana Bernardo, ficou em segundo lugar, recebendo um prémio de 800 euros.
A edição deste ano dos prémios “Espírito Empreendedor” foi das “mais participadas” de sempre, destaca o vice-presidente da Câmara de Odemira, Ricardo Cardoso.
“É bom sentirmos que há novas iniciativas e também que há novas ideias”, reconhece o eleito, sublinhando que os prémios têm como objetivo “divulgar o que de melhor se faz em termos de empreendedorismo no concelho de Odemira e que isso sirva, de alguma maneira, para alavancar e para incentivar outras iniciativas empresariais”.
“Todos fomos criados a pensar onde vamos trabalhar e menos a pensar em criar iniciativas empresariais. E nós queremos que os nossos jovens sejam educados a pensar que a criação do negócio também pode ser uma boa opção de vida. É isso que queremos incentivar e acho que temos conseguido”, conclui.