Bombeiros de Beja têm novo veículo de comando

Bombeiros de Beja - veículo de comando

Os Bombeiros Voluntários de Beja contam com um novo veículo de comando (VCOT), adquirido com a verba excedente da campanha de angariação de fundos dinamizada para a reparação do veículo escada 30 (VE 30).

Em comunicado enviado ao “CA”, o grupo de cidadãos Amigos dos Bombeiros de Beja explica que a campanha permitiu a angariação de um total de 43.799,59 euros, sendo que a reparação do VE 30 custava cerca de 60 mil euros.

A intervenção acabou por ter os apoios da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (30 mil euros) e da Câmara de Beja (10 mil euros), sendo que os restantes 20 mil euros saíram da conta criada pelo grupo de cidadãos e o IVA “reembolsado aos à corporação”.

Com a verba sobrante, os Bombeiros de Beja acabaram por adquirir um novo veículo de comando, que substitui outro “com quase 25 anos de operacionalidade” e que custou 29 mil euros.

Para o presidente dos Bombeiros de Beja, Rodeia Machado, “é a aquisição de um veículo que resolve um problema premente no terreno e na estrada, sem gastar muito dinheiro”.

Já o comandante Pedro Barahona afiança que, “em termos operacionais”, a corporação fica melhor apetrechada “e resolve também as longas deslocações do comando”.

O novo veículo “traz um kit de comando para os teatros de operações, além de uma pequena arca frigorífica que pode ser empregue em diversas situações”.

Por sua vez, Luís Palma, do grupo de cidadãos Amigos dos Bombeiros de Beja, refere que “valeu a pena o esforço do grupo, que visava a reparação da escada, mas que com a ajuda de muita gente, com o excedente comprou-se este veículo”.

“Só temos que estar felizes e agradecidos com a resposta de empresas, cidadãos e instituições”, conclui.

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima