O bispo D. João Marcos anunciou, no passado dia 10 de agosto, os novos arciprestes da Diocese de Beja para o triénio de 2023-2026, assim como as nomeações do clero para o ano pastoral de 2023-2024.
Segundo apurou o “CA”, por decisão de D. João Marcos foram nomeados arciprestes os padres Hugo Gonçalves (Almodôvar), António Novais Pereira (Beja), Francisco Encarnação (Cuba), José Manuel Guerreiro (Moura), Diogo Braz Perpétuo (Odemira) e Abílio Raposo (Santiago do Cacém).
No que toca ao clero, na Paróquia de Almodôvar e anexas deixam esta comunidade em 2023-2024 os padres Felicianus Kanisius Sila e Jomy John, mantendo-se o pároco Pradeep Kumar Kullu como moderador, a quem se juntam os padres Joaquim Valente e Bokovi Kossi Mawuli.
Já na Paróquia de Mértola e anexas sai o padre Eduardo Osório, substituído pelo padre Marcos Canjongo.
Na Paróquia de Nossa Senhora das Neves (Beja) foram nomeados párocos in solidum os cónegos António Domingos Pereira e António Mendes Aparício, ficando o primeiro como moderador, enquanto nas paróquias de Alfundão e Peroguarda foi nomeado como novo pároco Amadeu Lino.
Por sua vez, o padre Luís Gomes ficará em 2023-2024 com as paróquias de Beringel e Mombeja, ao passo que para pároco de Melides e para o Vicariato Paroquial do Carvalhal foi nomeado o padre Abílio Raposo que substitui nas funções o padre Francisco Molho, a caminho de Roma para frequentar Sagrada Escritura no Pontifício Instituto Bíblico.
Por fim, o bispo de Beja nomeou ainda o padre Abílio Raposo como novo diretor do SCAP, enquanto o Secretariado Diocesano da Pastoral Social passa a ser coordenado pela irmã Maria Lúcia Encarnação, sendo ainda composto por Teresa Chaves e Maria de Fátima Prazeres.