Banco de Manuais Escolares de Évora beneficia 1.200 alunos

Banco de Manuais Escolares

Quatro mil livros escolares foram doados e cerca de 1.200 alunos do concelho de Évora beneficiados pelo Banco de Manuais Escolares, dinamizado pelo Município, nos dois anos que tem de funcionamento.
"Esta é uma resposta social muito importante. Até agora, já foi possível ceder quatro mil livros e apoiar cerca de 1.200 jovens", avança à Agência Lusa a vice-presidente da Câmara de Évora, Élia Mira.
Criado em Julho de 2012, o Banco de Manuais Escolares conta com 2.210 livros das mais diversas disciplinas, do quinto ao 12º anos de escolaridade, estando a base de dados de livros disponíveis acessível na página da Internet da Câmara de Évora.
Com o fim do ano lectivo, a vereadora com o pelouro da educação apelou aos alunos e suas famílias para que "entreguem os manuais escolares que já não vão necessitar no próximo ano".
Para isso, assinala que, além do Ponto Jovem do município, podem ser entregues livros noutros 34 pontos de recolha, localizados em associações de jovens, juntas de freguesia, PSP, GNR, Universidade de Évora e Hospital do Espírito Santo de Évora.
Élia Mira refere que o projecto pretende "facilitar o estudo e promover o sucesso escolar dos alunos, sobretudo, daqueles que têm mais dificuldades em adquirir os manuais escolares".
"Alguns alunos beneficiam dos sistemas de apoio, mas há outros, cujas famílias estão de tal modo com dificuldades financeiras, que, não se incluindo nos escalões da acção social escolar, precisam dos manuais", diz.
Para a vice-presidente do Município, o Banco de Manuais Escolares também tem uma componente "ecológica e solidária", já que os livros fora de circulação são encaminhados para o Banco Alimentar Contra a Fome de Évora.
"O Banco Alimentar, através da campanha Papel por Alimentos, consegue depois rentabilizar financeiramente estes manuais", realça, indicando que, "em Outubro do ano passado, foram enviadas para o Banco Alimentar cerca de três toneladas de livros que já não estavam em circulação".

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima