Aljustrel. Entregues hortas comunitárias do Campo das Minas

A Câmara de Aljustrel promoveu nesta terça-feira, 31, a cerimónia de atribuição dos 13 talhões das hortas comunitárias do Campo das Minas, após ter decorrido um concurso de atribuição “que foi bastante participado”.

Segundo a autarquia, “foi dada preferência aos moradores do Bairro de Vale d’Oca”, apesar de todos os munícipes terem podido concorrer a ficar com um dos talhões das hortas comunitárias.

As novas hortas comunitárias encontram-se enquadradas na requalificação do antigo Campo das Minas, tendo a autarquia considerado importante criar este espaço, “dada a importância da atividade agrícola, como forma de sustento mas também de hobby” e, “sobretudo, pela particular ligação deste bairro ao hortejo”.

A Câmara Municipal acrescenta que os utilizadores a quem foram atribuídas estas hortas “têm agora ao dispor um terreno cultivável, que se encontra ainda equipado com um abrigo de madeira, sendo o uso gratuito, com exceção do consumo de água, que também tem uma tarifa especial”.

“O objetivo é fomentar a prática da horticultura tradicional e promover uma alimentação saudável, mas, ao mesmo tempo, sensibilizar a população para o respeito e defesa do ambiente, valorizar o espírito comunitário na utilização do espaço público e manutenção do mesmo e promover atividades ambientais para as famílias”, justifica a autarquia.

A mesma fonte refere que com a criação destas hortas “pretende-se ainda tornar este espaço mais apelativo do ponto de vista ambiental, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida no Bairro de Vale d’Oca e fomentando também uma componente sociocultural e de estreitamento de relações entre vizinhança”.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima