A Junta de Freguesia de Vila Nova de Milfontes foi a primeira a celebrar um protocolo de colaboração com a associação Milpatas, no âmbito do programa “Freguesias em Rede pelo Bem-estar Animal”.
Segundo o presidente da Junta de Freguesia, o socialista Francisco Silva Martins, este trabalho “conjunto, responsável e organizado” vai permitir “controlar a população felina na área da freguesia, bem como a higiene no espaço público e auxiliar na divulgação e promoção da adoção responsável”.
O autarca acrescenta que no âmbito do acordo, a Junta de Vila Nova de Milfontes vai transferir uma verba de 2.000 euros para a associação, que se compromete a desenvolvimento de um programa conjunto de CED (Capturar – Esterilizar – Desenvolver) “em colónias de gatos errantes e assilvestrados”.
A Milpatas irá ainda recolher e esterilizar animais dóceis encontrados na via pública, “com vista ao seu acolhimento e adoção”, assim como esterilizar “animais cujos detentores se encontrem em situação de comprovada carência económica”.












