O presidente da Junta de Freguesia de Beringel, o socialista Vítor Morais Besugo, foi eleito para o novo conselho diretivo da ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias, agora liderado pelo social-democrata Francisco Brito, de Évora.
Vítor Morais Besugo foi eleito neste fim de semana, no âmbito do XX Congresso Nacional da ANAFRE, realizado em Portimão.
Em declarações ao “CA”, o autarca sublinha que a sua eleição “surge como reconhecimento” do seu percurso autárquico, em que nos últimos oito anos exerceu funções como coordenador distrital da ANAFRE no distrito de Beja.
Um trabalho “marcado pela proximidade às freguesias, pela defesa dos eleitos locais e pela afirmação do papel das juntas de freguesia, em particular nos territórios do interior”, diz.
Vítor Morais Besugo sublinha ainda que, “durante este período”, desempenhou “um papel ativo na articulação entre a ANAFRE nacional e as freguesias do distrito de Beja, promovendo a partilha de boas práticas, o esclarecimento técnico e institucional e a defesa de melhores condições para o exercício do mandato autárquico”.
“A integração no Conselho Diretivo da ANAFRE representa, assim, não só um reconhecimento pessoal, mas também uma valorização do trabalho desenvolvido pela Junta de Freguesia de Beringel e uma oportunidade para reforçar a representação do Baixo Alentejo nos órgãos nacionais da associação”, frisa.
O eleito do PS diz ainda que a sua eleição para o conselho diretivo da ANAFRE constitui “uma responsabilidade acrescida e um compromisso reforçado com todas as freguesias, em especial as do interior, que enfrentam desafios estruturais exigentes”.
“Estou disponível para continuar a trabalhar em defesa de um poder local de proximidade mais forte, valorizado e respeitado”, conclui.









