A empresa intermunicipal Resialentejo, que gere o sistema de tratamento e valorização de resíduos urbanos de outo concelhos do distrito de Beja está a promover a terceira edição dos “Cafés Reparação”, para assinalar a Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos.
As iniciativas vão decorrer até ao próximo domingo, 30, nos concelhos de Almodôvar, Barrancos, Beja, Castro Verde, Mértola, Moura, Ourique e Serpa.
O objetivo é promover “a consciência ambiental através de eventos comunitários que sensibilizem as populações locais para a importância de reparar e reutilizar objetos, uma ação vital na luta contra o aumento do lixo eletrónico e do desperdício”.
“Estes eventos promovem a economia circular e contam com a participação de voluntários, que oferecem os seus conhecimentos e capacidades para ajudar e ensinar os participantes a reparar uma variedade de itens, desde pequenos eletrodomésticos até móveis e bicicletas”, acrescenta a empresa, que tem sede em Beja.
A Resialentejo frisa ainda que este circuito de “Cafés Reparação” é “um passo significativo para a expansão da cultura de reparação no Baixo Alentejo e coloca a região na linha de frente deste tipo de ações, a nível nacional”.
“Esta foi a primeira iniciativa desta dimensão, associada ao movimento de reparação em Portugal, tendo sido distinguida, no ano passado, com o prémio de melhor projeto de voluntariado para a categoria Proteção do Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Ação Climática”, indica a empresa.
De acordo com a Resialentejo, “além de proporcionarem a reparação gratuita de vários objetos, os ‘Cafés Reparação’ são também fundamentais para educar e capacitar a comunidade sobre a importância de reparar e reutilizar”.
Nas duas edições anteriores da iniciativa, realizadas em 2023 e 2024, “foram realizados um total de 100 diagnósticos e mais de meia centena de reparações bem-sucedidas”, conclui a empresa.












