Produção de azeite deve atingir as 170 mil toneladas em 2025-2026

Azeite 1

A produção nacional de azeite deverá chegar às 170 mil toneladas em 2025-2026, valor próximo ao registado na campanha anterior, adianta a OLIVUM – Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal, com sede em Beja.

Segundo a instituição, os lagares associados da OLIVUM “estimam a receção de cerca de 850 milhões de quilos de azeitona, que deverão originar, aproximadamente, 115 mil toneladas de azeite”.

“Este volume indica valores na linha da última campanha possivelmente com uma ligeira redução que não deverá ultrapassar os 10%”, acrescenta a associação.

De acordo com a diretora-executiva da OLIVUM, Susana Sassetti, citada no comunicado, face ao “peso” que os associados têm no setor, prevê-se para a presente campanha “uma ligeira quebra na produção nacional”, que no ano passado se situou entre as 170.000 e as 180.000 toneladas.

“Embora estejamos num ano de safra e com novas plantações a entrarem em produção, os efeitos das condições climáticas adversas e fenómenos extremos poderão voltar a afetar os rendimentos, tal como aconteceu no ano passado”, acrescenta.

Face a estas estimativas, a dirigente sublinha ainda que a associação mantém “a certeza quanto à qualidade do azeite português” e acredita “que a produção continuará a crescer nos próximos anos, fruto da entrada em produção de novos olivais”.

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima