Zambujeira do Mar recebe Festival Holi

Zambujeira do Mar

Nos países hindu a chegada da Primavera é celebrada com música, cor e muita alegria e é precisamente este o “ponto de partida” do Festival Holi, iniciativa que a Câmara de Odemira promove neste domingo, 4, na Zambujeira do Mar.
A iniciativa, que está agendada para as 15h00 junto ao Largo da Igreja e conta com o apoio da Associação Cultural Desportiva e Recreativa Zambujeirense, visa “recriar a tradição hindu de celebrar a Primavera” e “promover a aproximação de culturas e a integração dos imigrante locais”.
Segundo a autarquia, manda a tradição hindu que a Primavera seja “recebida com música, cores e muita alegria, como forma de simbolizar a vitória do Bem (Primavera) contra o Mal (Inverno)”. Por isso mesmo, “durante a celebração do Holi, os participantes pintam-se e lançam pó colorido ao ar”.
O Festival Holi na Zambujeira do Mar vai decorrer no âmbito do projecto “Growing Together”, que tem por objectivo a capacitação de imigrantes como cidadãos e educadores locais e está a ser desenvolvido pela Câmara de Odemira, em parceria com o Agrupamento de Escolas de São Teotónio.
O projecto conta com financiamento de fundos comunitários através do programa “Erasmus+” e envolve ainda os municípios de Lleida (Espanha) e Follonica (Itália).

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima