As urgências pediátrica e de obstetrícia e ginecologia do Hospital de Beja, assim como o bloco de partos, vão estar encerradas entre esta terça e quarta-feira, devido à falta de médicos.
Segundo a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), já estava previsto o fecho, entre as 8h00 desta terça-feira, 31, e as 8h00 de quarta-feira, 1, do Serviço de Urgência Pediátrica e Bloco de Partos do Hospital de Beja.
Devido a esse encerramento, os doentes em idade pediátrica devem “ser orientados para outras unidades (incluindo politraumatizados)”.
Além disso, também o Serviço de Urgência Obstétrica/Ginecológica do mesmo hospital vai estar encerrado, entre as 8h00 de terça-feira, 31, e as 16h00 de quarta-feira, 1.
Já o Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica de Adultos, nos primeiros dias do novo ano, “apenas receberá doentes referenciados”, ou seja, encaminhados pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
Esta medida vai vigorar nas noites desta quarta-feira até ao próximo sábado, entre as 20h00 e as 8h00, e das 8h00 de domingo, 5 de Janeiro, até às 8h00 de segunda-feira, 6.
De acordo com a ULSBA, estes constrangimentos, sobre os quais foi “devidamente informada a direção executiva” do Serviço Nacional de Saúde, devem-se ao facto de não ter sido “possível completar as escalas médicas” naquela unidade hospitalar.
No comunicado, a ULSBA apela aos utentes para contactarem a linha de apoio do SNS24 (808 242424) ou 112 (em caso de urgência), antes de recorrerem às urgências hospitalares, para garantir uma correta orientação “de acordo com o grau de gravidade da situação”.
Lembrou ainda que “sempre que possível [o utente] deve recorrer aos cuidados de saúde primários que, nesta terça e quarta-feira, estarão a funcionar em regime de consulta aberta, das 8h00 às 20h00, em Beja, e, das 8h00 às 13h00, nos centros de saúde de Aljustrel, Almodôvar, Ferreira do Alentejo, Mértola, Ourique, Serpa e Vidigueira.