Arrancou nesta segunda-feira, 19, mais um ano letivo da Universidade Sénior de Ourique, projeto dinamizado pela associação Nossa Terra e que conta com os apoios da Câmara Municipal e das juntas de freguesia do concelho.
Segundo a autarquia, que apoia o projeto com uma verba mensal de 1.500 euros, a Universidade Sénior de Ourique destina-se a todos os residentes no concelho com idade igual ou superior a 50 anos e visa promover “a inclusão e participação social dos seniores”.
Para tal, serão dinamizadas “atividades de envolvimento intelectual e físico, contribuindo para a aquisição ou atualização de conhecimentos e para a criação e manutenção de relações sociais e culturais”, acrescenta.
A Câmara de Ourique refere ainda que a Universidade Sénior contribui igualmente “para combater o isolamento social, promover as relações interpessoais e o envelhecimento ativo, recorrendo a diferentes tipos de intervenções, que permitam a aquisição de novos conhecimentos e competências”.
Para a autarquia, este projeto no concelho “integra-se na estratégia municipal de apoio à população sénior”, num esforço “em que a convergências de todas as vontades e recursos são bem-vindas na geração de melhores condições de vida, num quadro de bem-estar, de acesso aos bens e serviços essenciais e a novas experiências”.