ULSBA já coloca bombas de insulina a diabéticos do Tipo 1

A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) iniciou esta semana a colocação de bombas de insulina a diabéticos do Tipo 1, o que constitui “um avanço clínico e tecnológico” no tratamento da diabetes na região.

Segundo a administração da ULSBA, a colocação de bombas de insulina estará a cargo do Centro de Tratamento de Sistemas de Perfusão Subcutâneo Contínua da sua Unidade Integrada de Diabetes, num projeto que resulta de uma candidatura aprovada pelo Programa Nacional de Diabetes da Direção Geral da Saúde.

“Foi um processo complexo que necessitou de formação específica e organização de uma equipa da ULSBA, constituída por médicos, enfermeiros, nutricionista e psicóloga, e que será uma mais-valia para as crianças, jovens/adultos com Diabetes Tipo1 da nossa região”, revela a instituição em comunicado.

A mesma fonte acrescenta que, até final desta semana, “serão colocadas três bombas a três jovens adultos”, a que se seguirá a colocação deste tipo de dispositivo em mais quatro crianças, “que assim não terão que se deslocar ao Centro Pediátrico de Évora que colaborou com a ULSBA enquanto foi único centro no Alentejo”.

Até ao final do ano, a ULSBA conta ainda atribuir uma bomba a outro adulto, “perfazendo assim um total de oito bombas colocadas até final de 2021”.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima