Três famílias ucranianas acolhidas em Ourique

Três famílias de refugiados ucranianos, num total de sete pessoas, foram acolhidas nas últimas semanas no concelho de Ourique, numa parceria da Câmara Municipal com o Alto Comissariado para as Migrações.

Segundo adianta o autarca Marcelo Guerreiro, os três núcleos familiares, compostos por três mulheres e quatro crianças entre os três e os oitos anos, estão a ser apoiadas “através da disponibilização de alojamento, de alimentação, de cuidados de saúde, de documentação e de educação”.

“Ourique é uma comunidade e um território que sabe acolher, receber e integrar em tempo de normalidade” e, “perante a desgraça de uma guerra sem sentido, […] disse e dirá presente, procurando responder a mais esta emergência e criar as condições mínimas de conforto para quem foi forçado a abandonar a sua terra, as suas rotinas, os familiares e amigos”, acrescenta o presidente da Câmara Municipal.

Para o eleito socialista, a invasão da Ucrânia pela Rússia é “inaceitável” e “não tem nenhuma justificação ou atenuante”, tendo gerado “uma onda de devastação e de refugiados, sobretudo de mulheres e crianças”.

Por isso mesmo, continua Marcelo Guerreiro, “o Município de Ourique reafirma a sua solidariedade com o povo ucraniano, com o seu direito a viver em paz, no seu território, no quadro do direito internacional e dos mais básicos padrões civilizacionais”.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima