Um total de 21 utentes e 11 funcionários do lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia de Mértola (SCMM) testaram positivo à Covid-19, revelou a instituição em comunicado publicado no domingo, 19, na sua página oficial no Facebook.
Segundo a SCMM, o surto foi detectado na sequência de um caso positivo de um utente identificado um dia antes, na sequência de uma deslocação ao hospital de Beja, “encontrando-se o mesmo internado”.
De imediato, a SCMM, a Câmara de Mértola e a Segurança Social tomaram as devidas medidas previstas no plano de contingência, tendo sido testados os restantes utentes e funcionários do lar, acabando por ser “detectados 21 casos positivos em utentes e 11 funcionários”.
“Neste momento utentes e funcionários não apresentam quaisquer sintomas”, garante a SCMM, acrescentando que “a situação está a ser acompanhada pelas autoridades competentes”.
Entretanto, a Câmara de Mértola vai montar “uma espécie de hospital de campanha” no Pavilhão Desportivo Municipal, para onde deverão ser transferidos os utentes infectados que estão no lar.