Há largos anos que um campeonato distrital da 1ª divisão não vivia tal alvoroço! Com apenas cinco jornadas para se disputar, são quatro as equipas em condições para sonharem com a conquista do título.
Para já é o Vasco da Gama da Vidigueira quem lidera, mas o Mineiro Aljustrelense está a apenas um ponto e Almodôvar e Milfontes a dois. Ou seja, nada está decidido e as próximas rondas serão verdadeiramente emocionantes… e decisivas!
O cenário é de grande incerteza e o futuro campeão uma verdadeira incógnita. Daí que os técnicos de Mineiro Aljustrelense, Almodôvar e Milfontes admitam que haverá campeonato até ao último minuto da derradeira jornada. E um pequeno pormenor, um deslize inesperado pode fazer toda a diferença nas contas finais.
“É certo que só duas equipas dependem apenas de si para serem campeãs: o Mineiro e o Vasco. Se um ganhar todos os jogos que lhe faltam será campeão. Mas vai ser [um campeonato] muito disputado até ao fim”, observa ao “CA” o treinador do Mineiro Aljustrelense.
Ainda assim, Carlos Jorge Guerreiro deixa uma garantia: a sua equipa quer chegar a 13 de Maio e fazer a festa do título. “Foi sempre essa a ambição que passámos à equipa e é esse o objectivo. Dependemos apenas de nós próprios e queremos ser campeões”, afirma com optimismo.
Sem a “obrigação” do título mas a ambição de ser feliz está a equipa do Almodôvar. “Vamos jogar os cinco jogos que faltam para ganhar, isso é seguro”, afiança o treinador Sandro Almeida, que já esperava um campeonato assim, “muito disputado”.
A formação almodovarense nunca assumiu qualquer tipo de candidatura ao título distrital, mas o certo é que surge na luta nesta fase decisiva. E se, hipoteticamente, nas cinco jornadas que faltam os primeiros quatro classificados repetissem os resultados da primeira volta, o campeão seria… o Almodôvar! “Também já fiz essas contas”, confessa Sandro Almeida a rir. “Mas falta muito jogo, muita luta… Muita água vai correr por debaixo das pontes”, acrescenta com cautela.
Quem também surge na luta pelo título sem ter manifestado publicamente ser candidato é o Milfontes, que nas últimas épocas tem ficado sempre no pódio. Será desta que é campeão? “Continuamos a pensar como no início, apenas jogo a jogo”, garante o técnico Fernando Candeias, não escondendo que a sua equipa está preparada para o que falta de época. A começar pela recepção, já no próximo domingo, 8 de Abril, ao Mineiro Aljustrelense.
“Se vencermos é sinal que continuamos com a possibilidade” de sermos campeões, diz. “Mas este é um campeonato em que os pormenores poderão fazer a diferença e qualquer deslize poderá ser fatal”, acrescenta Fernando Candeias.
O “CA” tentou igualmente falar com o presidente e o treinador do Vasco da Gama da Vidigueira, António Galvão e Hugo Relíquias, respectivamente, o que não foi possível.
