O Serviço de Psiquiatria da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) integra os primeiros projetos-piloto nacionais de Centros de Responsabilidade Integrados de Saúde Mental (CRI-SM), sendo a única instituição do Alentejo a fazê-lo.
Homologados em julho, os CRI são estruturas orgânicas de gestão intermédia, “que visam potenciar os resultados da prestação de cuidados de saúde, melhorando a acessibilidade dos utentes e a qualidade dos serviços prestados”, explica a ULSBA.
A mesma fonte acrescenta que os CRI “são constituídos por equipas multiprofissionais”, dispondo “de autonomia organizativa e técnica” e “integrando-se numa lógica de trabalho em rede com outros serviços da entidade do SNS, em particular dos que compõem a unidade local de saúde a que pertencem”.
A ULSBA revela ainda que a criação dos CRI, financiada pelo PRR, tem como “principal objetivo é melhorar a acessibilidade e a prestação de cuidados nos domínios da promoção da saúde e prevenção e tratamento da doença mental”.