Seis estações ferroviárias antigas do distrito de Beja vão ser requalificadas para turismo

Casével - antiga estação

Seis estações ferroviárias desativadas do distrito de Beja vão ser requalificadas, no âmbito do protocolo entre o Fundo Revive Natureza e a IP Património.

Os concursos para atribuição dos direitos de exploração sobre imóveis de seis estações ferroviárias no distrito de Beja foram lançados na passada semana, decorrendo até ao dia 12 de setembro de 2024.

Em causa estão as antigas estações ferroviárias de Baleizão, Quintos e Ponte do Guadiana (todas no concelho de Beja), Casével (Castro Verde), Pias e Serpa/Brinches (as duas no município em Serpa).

Os concursos abrangem ainda duas estações no distrito de Évora, em Pavia e Cabeção, ambas no concelho de Mora.

De acordo com o Ministério da Economia, “estas antigas estações ferroviárias serão objeto de requalificação e valorização, promovendo o desenvolvimento regional e local, através de novas utilizações para fins turísticos”.

Os imóveis ficarão sujeitos “a várias regras de utilização e de gestão em rede, como o uso da marca Revive Natureza, o consumo de produtos locais, a sustentabilidade ambiental e a valorização do território”, acrescenta a mesma fonte.

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima