Seis de abril de 2024: este será um dia histórico para a comunidade educativa (e não só) do concelho de Castro Verde, com a inauguração da Escola Secundária, depois de profundas obras de requalificação.
O investimento, concretizado pela Câmara de Castro Verde com o apoio de fundos comunitários, através do programa operacional Alentejo 2020, ascende a quase cinco milhões de euros e transformou o equipamento numa escola praticamente nova.
“A abertura da escola será um momento marcante para toda a população e, em particular, para a comunidade escolar de Castro Verde, que vai passar a frequentar uma escola totalmente renovada, muito moderna e bem equipada”, frisa ao “CA” o presidente da Câmara Municipal, António José Brito.
A par disso, continua o autarca, “a reabertura da Escola Secundária assinala a conclusão de um processo muito intenso e exigente, liderado pela Câmara Municipal de Castro Verde e que representou um investimento global na ordem dos 4.987.499 euros”.
A inauguração das obras da Escola Secundária de Castro Verde vai decorrer num sábado, 6 de abril, para que na segunda-feira seguinte, 8 de abril, os alunos já possam iniciar o terceiro período do presente ano letivo no equipamento.
Em comunicado, a Câmara de Castro Verde explica que “além das obras amplas e muito profundas de requalificação dos edifícios e da totalidade dos espaços exteriores, a ‘nova’ Escola Secundária está equipada com novo mobiliário, material informático e didático”.
O renovado equipamento conta ainda com uma “ampla biblioteca, elevadores, ar condicionado, auditório requalificado com lugares sentados, cozinha e refeitório completamente novos e ampliação da zona social (cafetaria e bar)”.
“Para a Câmara Municipal, este momento de ‘regresso à Escola Secundária’ é absolutamente marcante para Castro Verde e todos os castrenses porque, finalmente, o concelho passa a dispor de uma escola com verdadeira qualidade”, remata António José Brito.