Secretária de Estado das Migrações visitou concelho de Odemira

A secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira, esteve no final da passada semana no concelho de Odemira, onde reuniu com o presidente da Câmara Municipal e participou na inauguração dos novos espaços de serviços de apoio à população migrante do concelho.

Segundo fonte municipal, na reunião com o autarca Hélder Guerreiro, a governante acabou por enaltecer “as boas práticas de Odemira no âmbito da integração e que devem ser replicadas noutros territórios”.

Cláudia Pereira agradeceu ainda “o trabalho do Município, que tem sido de cooperação e de articulação com a sociedade civil, perante o desafio resultante do fluxo de trabalhadores temporários e do aumento da população imigrante residente”.

Durante a reunião, o presidente da Câmara Municipal transmitiu à secretária de Estado a sua preocupação “com a falta de recursos humanos nos serviços públicos e de resposta de habitação”.

Depois, a governante esteve presente na inauguração do GIP Imigrante – Gabinete de Inserção Profissional para Imigrantes, situado em Odemira e dinamizado pela TAIPA – Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira.

Cláudia Pereira seguiu posteriormente para São Teotónio, onde inaugurou a sede do CLAIM – Centro Local para a Integração de Migrantes, suportado por um consórcio público-privado que reúne a Câmara de Odemira, a TAIPA, várias empresas e juntas de freguesia, seguindo-se uma reunião com a direção da TAIPA, “para ponto de situação das ações no âmbito do acolhimento e integração de migrantes”.

A fechar o programa, Cláudia Pereira acompanhou a estreia do espectáculo “Bowing”, promovido no âmbito do Plano Municipal de Integração de Migrantes – Odemira Integra 3G 2020/2022 e financiado pelo FAMI – Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima