A Associação Rota Vicentina, com sede em Odemira, acaba de lançar um curso para guias locais, que pretende “capacitar guias turísticos” para a região da costa alentejana e vicentina.
Segundo a associação, a iniciativa inspira-se no “Guia ID” e “nasceu da crescente vontade de qualificar, em especial os mais jovens, para a criação de uma oferta local de serviços de guia que propicie experiências turísticas mais responsáveis, de maior proximidade com as comunidades, de absorção dos valores culturais distintivos da região e com pegadas ambientais reduzidas”.
“O objetivo passa também por tornar o território mais resiliente do ponto de vista turístico e reforçar o seu posicionamento como destino de elevada qualidade onde a cultura, a natureza e a atividade socioeconómica estão intimamente interligadas e estruturadas numa oferta genuína, diferenciadora e sustentável”, acrescenta a mesma fonte.
A Rota Vicentina explica que o curso será gratuita e terá a duração de 12 dias, decorrendo nos meses de janeiro, fevereiro e março com sessões presenciais e online, assim como saídas de campo, num total de 77 horas “dedicadas à interpretação e valorização do património cultural e natural da costa alentejana e vicentina, bem como da relação com as comunidades locais”.
O curso tem apenas 10 vagas e terá cofinanciamento através da EEC – PROVERE e Região de Turismo do Algarve.
No final do curso, o guia terá a oportunidade de apresentar um programa turístico desenhado por si na segunda edição da “Semana ID”, evento promovido pela associação na Primavera de 2022.