Rota Vicentina lança formação de guias turísticos

A Associação Rota Vicentina, com sede em Odemira, acaba de lançar um curso para guias locais, que pretende “capacitar guias turísticos” para a região da costa alentejana e vicentina.

Segundo a associação, a iniciativa inspira-se no “Guia ID” e “nasceu da crescente vontade de qualificar, em especial os mais jovens, para a criação de uma oferta local de serviços de guia que propicie experiências turísticas mais responsáveis, de maior proximidade com as comunidades, de absorção dos valores culturais distintivos da região e com pegadas ambientais reduzidas”.

“O objetivo passa também por tornar o território mais resiliente do ponto de vista turístico e reforçar o seu posicionamento como destino de elevada qualidade onde a cultura, a natureza e a atividade socioeconómica estão intimamente interligadas e estruturadas numa oferta genuína, diferenciadora e sustentável”, acrescenta a mesma fonte.

A Rota Vicentina explica que o curso será gratuita e terá a duração de 12 dias, decorrendo nos meses de janeiro, fevereiro e março com sessões presenciais e online, assim como saídas de campo, num total de 77 horas “dedicadas à interpretação e valorização do património cultural e natural da costa alentejana e vicentina, bem como da relação com as comunidades locais”.

O curso tem apenas 10 vagas e terá cofinanciamento através da EEC – PROVERE e Região de Turismo do Algarve.

No final do curso, o guia terá a oportunidade de apresentar um programa turístico desenhado por si na segunda edição da “Semana ID”, evento promovido pela associação na Primavera de 2022.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima