A empresa intermunicipal Resialentejo, responsável pela valorização de resíduos de oito concelhos do Baixo Alentejo, iniciou esta semana uma campanha de sensibilização para o combate ao desperdício alimentar.
Financiada pelo Fundo Ambiental, a campanha “Era só o que faltava” vai decorrer junto da comunidade escolar dos segundo e terceiro ciclos do ensino básico dos oito municípios onde a empresa desenvolve a sua atividade.
Segundo a Resialentejo, a campanha “contempla uma vertente inovadora, com a realização do concurso de culinária ‘Sobras com sabor’, que pretende sensibilizar a comunidade escolar para a prática de uma alimentação sustentável e saudável, estimulando a partilha de ideias entre alunos e famílias”.
A campanha inclui ainda sessões de showcooking, para demonstrar “formas simples de reduzir o desperdício alimentar com o aproveitamento de sobras”, assim como a utilização de uma mascote e um momento de exposição de conteúdos.
“O objetivo é conduzir ao aprofundamento da problemática do desperdício e partilhar de informações práticas para a redução de perdas e valorização de resíduos alimentares, em contexto doméstico”, conclui a empresa intermunicipal.