Rede internacional de tráfico de droga utilizava aeroporto de Beja

Aeroporto de Beja 1

A Polícia Judiciária (PJ) e a sua homóloga espanhola, a Polícia Nacional (PN), desmantelaram uma rede de tráfico de cocaína que tinha no aeroporto de Beja uma “ampla estrutura” e onde operava “uma rede de funcionários corruptos” liderada por um cidadão português.

Segundo a PN , a rede criminosa agora desmantelada recorria a voos de jatos privados fretados para o transporte de cocaína, proveniente de diversos pontos da América do Sul, com destino a aeroportos europeus, como o de Beja, em Portugal, mas também no Reino Unido.

O alegado esquema criminoso envolveu transporte marítimo, usando contentores de carga para dissimular cocaína em direção a portos espanhóis.

Em comunicado, a PJ explica que a operação em Portugal, denominada Operação Fóssil, a cargo da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes e realizada em conjunto com a polícia espanhola e com o apoio da Europol, resultou na detenção de seis pessoas, na realização de nove buscas domiciliarias e, ainda, na apreensão de vários bens, nomeadamente, cinco automóveis de gama alta, elevadas quantias de dinheiro em numerário, material informático, documentação e pequenas quantidades de droga e anabolizantes.

Em Portugal, a operação iniciou-se na sequência de troca de informação no âmbito da cooperação policial internacional, resultando num mandado de detenção europeu, que permitiu à PJ proceder à detenção do principal responsável da rede criminosa que operava em território nacional e importava droga para o continente europeu.

No total, em Portugal e Espanha, foram detidas 25 pessoas de diversas nacionalidades.

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima