A Federação do Baixo Alentejo (FBA) do PS considera que os anúncios do PSD sobre as obras da A26 até Beja não são mais “do que uma ilusão com fins eleitorais”, acusando o Governo em gestão da AD de “desorientação geral e eleitoral”.
Em comunicado enviado ao “CA”, o PS sublinha que “à verborreia habitual do deputado do PPD/PSD eleito pelo círculo de Beja [Gonçalo Valente], junta-se agora a desorientação geral e eleitoral do Governo da AD ao ter aprovado, à última hora, e sem quaisquer enquadramento técnico, um pacote de obras a que designou ‘prioritárias’ mas que efetivamente não pretende concretizar”, caso de um novo troço da A26 até Beja.
“O que ninguém disse é que desse famoso conjunto de 31 obras, paridas num Conselho de Ministros já em campanha eleitoral, o Governo só haveria de assegurar efetivamente o financiamento de oito intervenções”, lê-se no comunicado.
Segundo o PS, “o troço da A26 não está contemplado nesse pequeno lote das obras anunciadas e com direito a financiamento real, atirando este Governo a sua concretização futura para um modelo de parcerias público-privadas que não serve os interesses de desenvolvimento de uma região do interior como a nossa”.
“Ao contrário das dores de barriga que esta notícia possa causar ao deputado do PSD, os candidatos do PS pelo Baixo Alentejo apresentar-se-ão às próximas Legislativas com trabalho feito no último ciclo governativo do PS” em áreas como a Educação, a Saúde ou as acessibilidades rodoviárias e ferroviárias, continuam os socialistas.
Para a FBA do PS, “à obra feita e em curso, o Governo da AD respondeu em 12 meses de governação com promessas pouco realistas de estender a A26 até Beja”.
“Verdadeiramente, como poderia a A26 ser executada até 2028 sem projeto, sem estudo de impacto ambiental, sem traçado conhecido e sem as expropriações previstas ou realizadas? É uma promessa honesta? Ou estão apenas a querer emendar mão do mal que fizeram ao Baixo Alentejo quando a interromperam, nesse governo de má memória para o país liderado por Pedro Passos Coelho?”, conclui o comunicado.