Projeto “Guardiões” reuniu com CIMBAL

Alterações Climáticas 2

Uma delegação do projeto “Guardiões” reuniu, na passada semana, com a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), para apresentar “um conjunto de iniciativas” para “promover a sustentabilidade ambiental e implementar medidas de ação climática”.

Segundo adianta comunicado do projeto, enviado ao “CA”, a ação do “Guardiões” abrange diversas áreas, “incluindo a Agricultura e Florestas, Biodiversidade e Paisagem, Mobilidade Sustentável, Recursos Hídricos, Qualidade do Ar e Resíduos”.

“Os municípios podem desempenhar um papel importantíssimo na preservação do ambiente e na mitigação dos impactes das alterações climáticas”, nomeadamente “através da adoção de estratégias que permitam melhorar o seu desempenho ambiental e intensificar as respostas às múltiplas ameaças, como as inundações e secas”, sustenta  Cátia Sousa, engenheira do Ambiente e consultora do “Guardiões”, citada no comunicado.

A consultora acrescenta que, “nos últimos anos, temos assistido a eventos extremos causados pelas mudanças climáticas, sendo o Alentejo um dos territórios mais afetados e, por essa razão, torna-se ainda mais premente priorizar uma estratégia de sustentabilidade”.

No comunicado, o “Guardiões” explica que os seus projetos poderão ser implementados nos 13 concelhos da CIMBAL, “adaptados de acordo com as necessidades de cada território”.

O projeto “Guardiões” resulta de uma parceria entre o Instituto Politécnico de Portalegre, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo e o Fórum da Energia e Clima (FEC), tendo como objetivo “sensibilizar e informar” a sociedade civil sobre o problema das alterações climáticas, “gerando conteúdos e ações que causem impacto junto da população”.

Simultaneamente, o projeto, que é financiado pelo programa Alentejo 2020, “procura apresentar soluções que possam fazer da região do Alentejo um exemplo de descarbonização e transição para uma economia mais circular e sustentável”.

Opinião

Carlos Pinto

19 de Julho, 2024

O futuro da somincor

Vitor Encarnação

19 de Julho, 2024

Subir uma montanha

Carlos Pinto

5 de Julho, 2024

O salário dos políticos

Napoleão Mira

5 de Julho, 2024

Avô Montes

Carlos Pinto

21 de Junho, 2024

O Segredo de justiça existe?

Vitor Encarnação

21 de Junho, 2024

Solidão

Anterior
Seguinte

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima